udesc sap

Desafios e mudanças globais foi o tema da aula inaugural do Curso de Especialização em Gestão Pública aplicada à SAP, realizado nesta quinta-feira (17), na Udesc/Esag, em Florianópolis. Ministrada pelo professor Doutor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, a disciplina dá início a um arrojado projeto implantado pela Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, o SAPCiência. Trata-se de um programa que oferece 650 vagas de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) aos servidores efetivos, totalmente custeados pela secretaria.

O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Leandro Lima, destacou que a

Especialização em Gestão Pública – assim como todos os cursos que compõem o SAPCiência - foi desenhada para atender as demandas dos sistemas prisional e socioeducativo. “Não podemos mais nos restringir a abrir e fechar grades. Além das questões de segurança, que são naturalmente complexas e sensíveis, precisamos oferecer trabalho e estudo para o preso, pois ele vai retornar à sociedade e nós temos que oferecer condições para que ele retorne melhor”, assinalou.

Leandro Lima enfatizou que o SAPCiência vai permitir aliar as práticas do sistema prisional e socioeducativo ao pensamento acadêmico. “É mais um passo importante ao futuro, pois agregamos a estrutura do SAPCiência a relevância da marca UDESC, uma universidade de excelência, que traz na sua Esag um dos melhores cursos de Administração do Brasil”, assinalou.

Também participaram da aula inaugural o vice-reitor da Udesc, Luiz Antônio Ferreira Coelho, a Pró Reitora de Pesquisa e Graduação, Letícia Sequinato, o Diretor Geral da Esag, Everton Luiz Pelizzaro de Lorenzi Cancelier; o Secretário Adjunto, Edemir Alexandre Camargo Neto, o Diretor da Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (Acaps), Paulo Roberto de Oliveira,  o Diretor de Administração e Finanças da SAP,  Bruno Gabriel e o Diretor de Inteligência, Ricardo Ferreira.