Aguia de Osso concluído 3

O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP), Leandro Lima, participou na manhã desta quinta-feira (25) da solenidade de Formatura do Curso de Operações e Escolta de Alta Complexidade – Águia de Osso, no Centro de Treinamento Tático do Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara. O curso habilita operadores a atuar no Serviço de Operações e Escoltas (SOE) começou no dia 07/02 com 34 integrantes (02 policiais penais do RS; 02 policiais penais do Pará; 01 policial militar do Pará; 01 Guarda Municipal de Florianópolis; 32 policiais penais de SC, sendo 02 mulheres e 30 homens).

Após 47 dias, 18 conseguiram vencer todas as etapas: 01 Policial Militar do Pará; 01 policial penal do RS; 01 Guarda Municipal de Florianópolis e 15 policiais penais catarinenses, dentre elas, uma mulher. “Me dirijo aqui aos 34 inscritos pois entendo que é importante ressaltar que apenas o gesto de participar de curso já demonstra uma grande coragem e comprometimento com o trabalho, voltado à melhoria das nossas instituições”, disse Leandro Lima. Ele ressaltou ainda a importância do fortalecimento de um sistema integrado de segurança pública com cada uma das instituições cumprindo o seu papel, tendo como objetivo final a busca pela paz social.

O curso de Operações e Escolta de Alta Complexidade – Águia de Osso teve uma carga horária de 619 horas/aula e, ao longo de 47 dias, os participantes vivenciaram na teoria e na prática os principais desafios para atuar em escoltas complexas, em situações que envolvam alto risco e logística de segurança complexas. A formação conta com disciplinas como nivelamento de tiro, simulação crítica em escolta, técnicas de contra-emboscada, patrulha rural, entre outras.
Promovido e coordenado pela Acaps, o Águia de Osso contou com a participação das seguintes instituições coirmãs que ministraram instrução e deram apoio: Escola de marinheiros de Santa Catarina; Base Aérea de Florianópolis; Polícia Rodoviária Federal; Guarda Municipal de Florianópolis; Polícia Civil SC por meio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core); Polícia Civil PR, por meio do Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre); Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) - PMSC; Batalhão de Policiamento de Choque da PMSC; Batalhão de Aviação PMSC; Bombeiro Militar SC e Polícia Científica SC.

Além dos familiares dos formandos, participaram da solenidade o Secretário Adjunto, Edemir Alexandre Camargo Neto; Diretor-Geral do DPP, Vladecir Souza dos Santos; Diretor da Acaps, Paulo Roberto de Oliveira, Delegado da Core (PCSC), Danilo Bessa Brilhante; Comandante do Bope, Tenente-Coronel Lucius Paulo de Carvalho; Comandante da 1ª Base do Batalhão de Aviação, Tenente Coronel Leandro de Amorin, Superintendente Regional da Grande Florianópolis, Claudiomiro Marques, o prefeito de São Pedro de Alcântara, Charles da Cunha, entre outras importantes autoridades do sistema prisional catarinense como a Diretora do SOE, Caroline Liberali Ghem, Diretor do Grupo de Operações Aéreas (GOA), Fabio Kinczeski; Superintendente de Segurança e Operações, Robson Silva de Oliveira e Marcelo Dias, Diretor em exercício do GTI.