Leitura Lages 4

A campanha para arrecadação de livros na comarca de Lages, na serra catarinense, durou um mês. Nesse período chegaram cerca 300 obras de diversos tipos textuais. Quase um terço deles foram para as prateleiras da biblioteca do projeto “Despertar pela leitura”, do presídio regional de Lages.

A professora Andreia Regina Silva, que executa as atividades na unidade prisional, fez a triagem dos livros recebidos. Ela separou os que usará com os reeducandos, outros para escolas, estudantes de direito e para quem lê obras espíritas. O acervo do projeto será renovado com romance, aventura, biografias e autobiografias, entre outros.

No " Despertar pela leitura", cada obra lida possibilita a remição de quatro dias da pena, com limite de 12 obras ao ano. Essa redução é um estímulo a mais para que os apenados leiam e estudem. Há cinco na atividade, a professora Andreia diz que é raro quem não quer participar. "E eles adquirirem o gosto pela leitura. Começam lendo livros com poucas páginas e logo estão com livros bem mais robustos".

Para Andreia, essa é uma prática que pode ser transformadora. "Acredito que há duas forças que podem mudar o ser humano. Uma delas é Deus, a outra, é a leitura. A mudança genuína é aquela que vem de dentro para fora". E não é somente o apenado do projeto que gosta de ler na unidade. Os agentes penitenciários também frequentam a biblioteca. "Isso é bom porque além de se tornarem leitores, motivam os reeducandos a lerem".

O desejo de virar as páginas dos livros também chegou ao Fórum da comarca de Lages. A caixa de coleta ficou na entrada principal do prédio onde todos passam. Alguns servidores paravam para deixar, outros para pegar, ver o que tinha nas obras e até parar alguns minutos para ler.

Essa foi a primeira campanha promovida na comarca com esta finalidade. A experiência contou com a participação dos servidores, advogados e colaboradores de outras unidades. A biblioteca do Tribunal de Justiça também contribuiu com alguns exemplares. “A ação trouxe resultados positivos. O número de doações foi muito bom para uma ação inicial. Atingimos o objetivo de fazer os livros circularem entre as pessoas, incentivar a leitura e fomentar o conhecimento”, frisa a chefe de secretaria, Yonara Zeschau Schimitz Silva.

Departamento de Polícia Penal

Rua Fúlvio Aducci, 1214, 6ª andar - Estreito

Florianópolis - SC - CEP 88.075-000.

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com