Plano de Contingencia

A Superintendência de Segurança e Operações (Seop) entregou nesta quarta-feira (08) ao Departamento de Polícia Penal (DPP) um documento onde consta o Plano de Contingência para Movimentação de Subversão à Ordem, Motim e Rebelião.
Para o Secretário Adjunto da SAP, Vladecir Souza dos Santos, a atualização do plano, somada às inúmeras ações preventivas de segurança realizadas por meio da Operação Sistema Seguro. “Além disso, é importante destacarmos o trabalho dos nossos operadores da ponta, pois eles são o alicerce da segurança do sistema prisional”, assinalou Vladecir.

O Diretor-Geral do DPP, Cleverson Henrique Drechsler, reforçou a importância da manutenção da rotina dos procedimentos básicos. “A segurança é uma construção diária”, enfatizou.
O Superintende da Seop, Robson de Oliveira lembrou que em 2020, durante a pandemia da COVID -19, a Sala de Situação da SAP elaborou o Plano de Contingência para Movimentação de Subversão à Ordem, Motim e Rebelião. “Neste momento, a Seop identificou a necessidade de atualização, em observação ao cenário pós-pandemia”, destacou.

O ato foi realizado durante reunião de trabalho no Complexo Penitenciário de Blumenau que contou com a presença do Secretário Adjunto da SAP, Vladecir Souza dos Santos, do Diretor-geral do DPP, Cleverson Henrique Drechsler, e da Diretora-Geral Adjunta, Aline Lúcia Pfleger em reunião de trabalho realizada no Complexo Penitenciário de Blumenau.
Com base na construção coletiva de processos e procedimentos e considerando as peculiaridades de cada unidade, a Seop sugeriu ao Departamento de Polícia Penal que estude a possibilidade de oferecer uma formação na Academia de Administração Prisional e Socioeducativa (Acaps) focada em Primeira Intervenção em Crise no Sistema Penal, Gerenciamento de Crises Policiais e Sistema de Comando de Operações (SCO).

Importante ressaltar ainda a edição deste plano pelas Unidades Penais, atualização constante, realização de simulados e principalmente a necessidade de dar conhecimento do Plano a todos os servidores.
O Plano de Contingência para Movimento de Subversão à Ordem, Motim e Rebelião em Unidades Policiais Penais segue a metodologia já consolidada de gestão de emergência e desastres, amplamente difundida pela Defesa Civil.

Departamento de Polícia Penal

Rua Fúlvio Aducci, 1214, 6ª andar - Estreito

Florianópolis - SC - CEP 88.075-000.

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com