Convênio entre SAP e Casan

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) e a Casan assinaram convênio que prevê a geração de vagas de trabalho para apenados do regime semiaberto do Presídio de Concórdia. Pelo acordo firmado nesta quinta-feira (03), em Florianópolis, inicialmente serão abertas quatro vagas para os internos do presídio atuarem na prestação de serviços gerais na Estação da Casan, em Concórdia. A carga horária é de até 8 horas pela qual os internos receberão um salário mínimo, sob responsabilidade da Casan.

O Secretário da SAP, Leandro Lima, que também é policial penal e tem 34 anos de carreira como servidor público, defende o trabalho e o ensino como pilares de reabilitação social e econômica. “O preso que trabalha, que quer uma nova vida, busca resgatar a sua escolarização, frequenta cursos profissionalizantes e isso faz toda a diferença na hora em que ele ganha a liberdade”, assinalou o Secretário Leandro.A Presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos, reforçou a importância da união de esforços das instituições no sentido de promover a ressocialização dos apenados. “Além de atender uma necessidade da empresa, estamos colaborando com a reinserção social dos internos”, observou. Roberta dos Anjos ressaltou que de imediato são quatro vagas, mas que este número poderá ser ampliado de acordo com a demanda. A Presidente da Casan também anunciou que breve deverá ser assinado um noivo convênio para abrir vaga de trabalho para apenados alocados em unidades da Grande Florianópolis.

O sistema prisional catarinense é considerado referência no país. Pelo modelo de atividade laboral, cada interno destina 25% de seu salário para o Fundo Rotativo Regional, valor esse que é totalmente reinvestido em melhorias na unidade. Os 75% restantes vão para o interno, sendo que a maioria opta por repassar os valores para o sustento da família. Além de salário, o trabalho ainda rende a remição da pena: a cada três dias trabalhados, o preso poderá remir um dia da pena. Outro ponto importante que merece destaque é que as vagas de trabalho oferecidas nas unidades estão sintonizadas com a vocação econômica da região. “Isso aumenta a possibilidade de reinserção do interno no mercado de trabalho quando ele deixa a unidade, pois já terá experiência na área”, explicou o Secretário Adjunto Edemir Alexandre Camargo Neto.
Atualmente há cerca de 6 mil internos trabalhando nas mais diversas atividades como cultivo de hortifrúti, indústria têxtil, pré-moldados, plásticos, móveis e estofados, entre outros. “Em São Cristóvão do Sul, temos uma unidade que tem 100% dos presos trabalhando. No contra turno do trabalho eles estudam, destacou. Em Criciúma temos indústria têxtil, confeitaria. Em Chapecó, roupas de cama, mesa e banho, só para citar alguns exemplos”, contou o Secretário Leandro.
O ensino também avançou com a oferta de trabalho e qualificação profissional. “Hoje temos mais 13,6 mil internos estudando e isso fantástico para o sistema prisional, mas principalmente, para segurança da sociedade”, concluiu Leandro Lima.

Departamento de Polícia Penal

Rua Fúlvio Aducci, 1214, 6ª andar - Estreito

Florianópolis - SC - CEP 88.075-000.

Telefone: (48) 3665 7310  - Horário de atendimento das 12:00 às 19:00 horas.

JSN Boot template designed by JoomlaShine.com