Penitenciária Industrial em Lages 2

O Secretário de Administração Prisional e Socioeducativa, Edemir Alexandre Camargo Neto, foi recebido pelo prefeito Antônio Ceron, na última quinta-feira (09), em Lages. Na oportunidade, foram tratadas questões relativas à construção da Penitenciária Industrial de Lages. A nova unidade será instalada numa área de 40 mil metros quadrados, com capacidade para atender 600 internos e será edificada no Morro das Pedras, Bairro Santo Clara, ao lado do Presídio Masculino de Lages.

O Governo do Estado fará a desapropriação do terreno e também vai destinar os recursos financeiros para viabilizar a construção. “Importante ressaltar que esta unidade será um equipamento de segurança pública com uma arquitetura prisional moderna que contempla também espaços para a instalação de empresas, o que gera vaga de trabalho para os internos, salas de aula para ensino formal e profissionalizante, além de ambulatório médico, odontológico, área de convivência, de visita, parlatório, entre outros espaços”, disse o Secretário da SAP, Edemir Alexandre Camargo Neto”.

O Prefeito Ceron ratificou o interesse do município em apoiar o projeto. “Os apenados têm direito a uma nova chance de reescreverem suas histórias. Eles têm família. Pais, esposa, filhos. O Poder Judiciário fez seu papel e, ao obedecerem às regras e respeitarem as normas internas e externas, estes homens terão o apoio do município para reingressarem na sociedade e exercitarem sua cidadania plena. A Prefeitura está de acordo com uma nova unidade prisional de respaldo completo para preparar estes homens a partir do certificado de uma formação escolar e uma profissão, pois aí começa o resgate da dignidade”, esclareceu Antonio Ceron.
O representante da Comissão dos Direitos Humanos da OAB/Lages, Afranio Camargo, destacou que o crescimento das cidades e os conflitos sociais “Há migrações, imigrações e os conflitos sociais são preocupações da OAB. Trabalhamos para a justiça social e defesa dos direitos de recomeço das pessoas”, observou.
Também participaram do encontro o Procurador-geral do Município, Elói Ampessan; o representante da OAB e da subseção de Lages, Gabriel Antunes; a advogada Larissa Sandri Wojcik; o presidente da Câmara de Vereadores, Jean Felipe de Souza; o diretor do Presídio Masculino de Lages, Gilberto Vieira dos Santos, o Procurador do Núcleo de Atendimento Jurídico aos Órgãos Setoriais e Seccionais do Sistema Administrativo de Serviços Jurídicos (NUAJ), Josevan Carmo da Cruz Junior, entre outras autoridades.